fbpx

Fluxograma no Excel: aprenda como montar um

08/11/2019

Fluxograma é um recurso visual presente no dia a dia das empresas. Ele descreve processos, sistemas ou algoritmos de computador de forma simples. Por isso é amplamente utilizado para documentar, estudar, planejar, melhorar e comunicar processos complexos por meio de diagramas claros e fáceis de entender.

Por isso, hoje vou ensinar a você um passo a passo muito simples para criar um fluxograma de processos a partir dos recursos oferecidos pelo Excel.

Como montar um fluxograma no Excel
Para começar o seu fluxograma, primeiro você deve clicar na guia inserir. Embaixo do botão de “fórmulas”, você vai encontrar um botão chamado “Inserir um elemento gráfico do SmartArt”.

Depois que você clicar nesta opção, vai abrir na tela do seu computador uma janela com vários recursos como: listas, hierarquias, pirâmides e mais. Para criar um fluxograma, você deve clicar na opção “processo”.

Através dele, é possível montar vários tipos de fluxograma.Para facilitar o seu entendimento, hoje vamos falar sobre os fluxogramas de processo básico.

O processo básico permite que você mostre uma progressão de trabalho ou etapas sequenciais em uma tarefa, um processo ou um fluxo de trabalho.

Por exemplo, imagine que você quer simplificar as etapas de vendas para a sua equipe comercial. Basta você escrever em cada um desses pontos, uma atividade a ser executada.

Se, enquanto você executa o seu fluxograma você sentir a necessidade de adicionar mais espaços para incluir seus processos, basta acessar a guia design do SmartArt. Depois clicar em “adicionar forma”.

Na guia design você também pode alterar as cores de cada processo bem como deslocar as formas para cima, para baixo ou para qualquer um dos lados e adicionar marcadores dentro das caixas para descrever os seus processos. Lembrando que nesta guia, você aplica as mudanças que já foram “pré configuradas” pelo Excel.

Se você quiser algo mais personalizado, basta clicar na guia formatar. Lá você será capaz de configurar do zero recursos como cores, fontes, forma, preenchimento e mais.

Vá além das configurações básicas e deixe seu dia a dia na empresa ainda mais prático!
Se você ainda está engatinhando no Excel e quer aprender e se tornar um mestre eu indico o nosso curso presencial de Excel Básico/Intermediário. As aulas aqui na Vc Sensei são 100% práticas e com material didático incluso, tudo para que você saia das nossas aulas com o conteúdo dominado!

Ele é o pontapé que você precisa para dar início aos seus estudos e vai te fornecer a base que é tão importante nos módulos dos cursos avançados.

Quer saber tudo o que você vai aprender nesse módulo? Clique aqui e confira a ementa completa do nosso curso.

Confira quais turmas temos abertas e saiba como se matricular acessando a página do curso aqui.

Leia mais artigos