fbpx

Sorteio no Excel: aprenda como fazer um sorteio pela ferramenta

28/11/2019

Opções de sorteio no excel

O Excel é uma ferramenta muito versátil. Nela você pode desempenhar diversas atividades e uma delas é realizar um sorteio.

Sendo assim, quando você cria uma planilha de sorteio, uma forma de fazê-lo é através do aleatórioentre. Nós vamos explicar como fazer neste blog!
Como fazer um sorteio no excel?

Primeiramente o excel não tem uma função que gere valores aleatórios sem repetição.

Por isso, você precisa se organizar, ter em mãos todos os dados para realizar o sorteio.

Primeiramente você precisa criar a planilha com os dados que tiver disponível para a realização do sorteio, como nome, e-mail, endereço etc.

Depois disso, você já pode passar para a realização do sorteio com a função aleatórioentre.
Sorteio com a função aleatórioentre

A função aleatórioentre retorna valores aleatórios dentro de um intervalo pré-determinado. E toda vez que a planilha for acessada, o número aleatório inteiro será alterado.

Para que o sorteio possa ser realizado, você precisa ter a série de valores correspondente ao do sorteio que você deseja fazer registrados.

Posteriormente, ao lado destes valores você deverá criar uma célula para o resultado. E é nessa célula que você vamos aplicar a fórmula =ALEATORIOENTRE(inferior;superior).

Como no exemplo abaixo utilizamos a coluna A para registrarmos os números para o sorteio, nossa função ficaria desta forma:

=ALEATORIOENTRE(2;A26)

Depois de ter colocado entre os parênteses da função o intervalo dos valores que você deseja sortear, aperte a tecla Enter. Assim você terá o número sorteado na planilha.

Quer saber mais sobre outros recursos do Excel?

Na Vc Sensei você encontra aulas práticas de Excel Básico/Intermediário além de turmas de Excel Avançado.

Inscreva-se e garanta a sua vaga clicando aqui.

O Excel é uma ferramenta muito versátil. Nela você pode desempenhar diversas atividades e uma delas é realizar um sorteio. Uma forma de fazê-lo é através do aleatórioentre, entenda!

Leia mais artigos