fbpx

PROCV Excel: o que é e como utilizar essa função?

10/09/2019

Para muitos profissionais, encarar planilhas complexas e com incontáveis linhas e colunas já faz parte da rotina. Por isso, ser capaz de localizar dados em uma tabela ou um intervalo por linha é uma habilidade valiosa, que garante agilidade na execução e assertividade dos procedimentos.

Para realizar essa tarefa, basta usar a função PROCV. Ela permite que você, por exemplo, encontre o preço de um produto com base na sua referência ou localize o nome de um funcionário com base na respectiva identificação do mesmo.
Por quê aprender a função PROCV?

Agilidade
Diga adeus ao atalho Ctrl+F! Além de demorar muito para encontrar os dados que você precisa, se a sua pasta de trabalho não estiver completamente carregada, o atalho pode não retornar a informação que você procurou. Induzindo você ao erro, o que nos leva ao próximo motivo.

Maior assertividade em suas planilhas
Planilhas são o recurso mais utilizado por empresas para o registro de informações e acompanhamento de tarefas. Por isso, é importante que todos os dados ali estejam corretos e à disposição de todos.

Ao automatizar o processo de busca através do uso da PROCV, você reduz o risco de erros e retrabalho que só atrapalham o rendimento da sua empresa.

Facilidade para unificar dados
Outro recurso disponível através da PROCV é o de unificação de dados de tabelas distintas.

Quer um conteúdo mais avançado? Veja como criar uma tabela dinâmica no Excel.

Informações necessárias para criar a sintaxe da função PROCV:
1. O valor de pesquisa (valor ou termo que você deseja encontrar).

2. O intervalo onde o valor de pesquisa está localizado.
Mas fique atento! O valor de pesquisa deve estar sempre na primeira coluna no intervalo para que a função PROCV funcione corretamente. Por exemplo, se o valor de pesquisa estiver na célula C2, o intervalo deve começar com C.

3. O número da coluna no intervalo que contém o valor de retorno.

4. Você pode especificar VERDADEIRO se quiser uma correspondência aproximada ou FALSO se quiser que uma correspondência exata do valor de retorno. ATENÇÃO: se você não especificar nada, o valor padrão será sempre VERDADEIRO ou correspondência aproximada.

No final ela fica assim:
= PROCV (o que você deseja procurar, no qual você deseja procurá-lo, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retornar uma correspondência aproximada ou exata – indicada como 1/verdadeiro ou 0/falso).

Saiba mais!
Prefere aprender assistindo a vídeos no YouTube? Eu preparei uma aula completíssima só sobre PROCV para acessar, basta clicar aqui.

Quer saber ainda mais sobre quando você pode usar o PROCV? Então clique aqui e assista o vídeo que eu preparei para você no meu canal.

Gostou das facilidades oferecidas pela PROCV?
Vá ainda mais fundo e descubra as vantagens de ser um mestre em Excel! Na Vc Sensei você conta com cursos presenciais de Excel Avançado, Básico/Intermediário, além de turmas presenciais de VBA em Excel.

Nossas aulas são 100% práticas, com material didático incluso professores experientes. Quer saber mais sobre nossos cursos? Entre em contato pelo WhatsApp (21) 97913-7202, ou clique aqui.

Leia mais artigos