fbpx

O que é VBA?

18/09/2019

O Visual Basic for Applications (VBA) é uma ferramenta do software Visual Basic, desenvolvido pela Microsoft. O que faz com que ele seja incorporado a todos os outros programas do pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Access, etc).

Além disso, o VBA também é compatível com programas da Microsoft como o Visio, e pode ser parcialmente integrada a softwares como AutoCAD, Mathcad e WordPerfect.

Estas integrações só são possíveis, graças a capacidade que o VBA têm de entender a linguagem de programação de macros próprios para aplicações. Além disso, o VBA também pode ser usada para:

Otimizar tarefas;

Automatizar processos com funções frequentes;

Criar funções e aplicações.

Quer ver como essas funcionalidades vão te ajudar a ganhar tempo e ajudar a decolar sua carreira?
5 motivos para aprender programar através do VBA:

1) Economia de tempo ao eliminar processos manuais
O tempo é o recurso mais valioso de qualquer empresa. Por isso, cada vez mais companhias estão optando por manter em seu quadro, funcionários que sabem fazer bom uso deste artifício.

Ao utilizar o VBA, você poderá, por exemplo, substituir funções manuais que demoram horas, por automações personalizadas usando apenas minutos.

2) Executa as suas tarefas da mesma forma
Suponha que, toda segunda-feira, você tenha que acompanhar as venda de diversas filiais de uma determinada empresa. E que os dados de cada uma estão espalhados em várias planilhas.

Então toda semana você soma todos esses dados e depois reúne eles em uma só planilha, para aí sim, analisar o desempenho da empresa e fazer o seu relatório final.

Ufa! Dá um trabalhão, né? E se eu te disser que com o VBA isso fica super fácil? Basta criar uma automação. Além de economizar tempo, você reduz as chances de cometer erros. Isso porque graças a capacidade do programa de executar as tarefas sempre da mesma forma.

3) Executar tarefas impossíveis de serem realizadas manualmente
Imagine que você baixou uma lista de clientes e, durante esse processo, alguns nomes com acento agudo ou “ç” foram desformatados. Você não vai apresentar uma planilha assim para o seu chefe, né?

Agora imagine ter que consertar isso manualmente em uma planilha de mais de mil linhas, sem errar ou sem deixar nenhum erro para trás? Quando você aprende a usar os recursos da guia desenvolvedor, a solução de problemas como este passa a estar a apenas um clique de distância.

Precisa de soluções práticas e repetitivas para problemas de formatação ou correção? Então você precisa do VBA.

4) Interação com os aplicativos do Office
Como falamos anteriormente, por fazer parte dos programas da Microsoft, ele é integrado aos programas do pacote office. “Mas como isso influencia no meu trabalho, Higor?”.

Quando você opta por usar o VBA para interagir e modificar o conteúdo de dois ou mais aplicativos do Office, você ganha tempo e evita erros de formatação.

5) Extensões que possibilitam interação dos usuários
Em alguns momentos nos deparamos com a necessidade de criar recursos que obriguem os usuários a interagir com um documento ou aplicativo do Office de determinada forma. Mas o que podemos fazer quando esta forma não faz parte do aplicativo padrão?

Através do VBA é possível, por exemplo, pedir aos usuários para executar uma ação específica ao abrir, salvar ou imprimir um documento.

Entenda os conceitos básicos do VBA
Pronto para uma imersão online no universo do VBA? Então confira o mini curso que eu preparei para você no Canal de YouTube da Vc Sensei. São 10 aulas com os conceitos básicos do Visual Basic for Applications. Perfeito para você se preparar para as aulas do nosso curso presencial de Excel.

Tire suas dúvidas e mantenha-se informado sobre nossas turmas através do nosso WhatsApp: 21 97913-7202.

Leia mais artigos