Depois de passar por vários processos seletivos, você finalmente decidiu que quer aprender a usar os recursos do Microsoft Excel, mas na hora de se matricular bateram algumas dúvidas: Quais os niveis de Excel? Qual é o meu nível de conhecimento em relação à ferramenta?
Neste artigo, eu vou falar um pouco sobre os conhecimentos técnicos pertinentes aos níveis de Excel e te ajudar a entender qual curso vai te preparar melhor para o mercado de trabalho.
A maioria dos que procuram os cursos de Excel de nível básico e intermediário são aqueles que estão tendo contato profissional com a ferramenta pela primeira vez. Por isso, podemos considerar que possuem o nível básico ou intermediário aqueles que têm o domínio dos recursos descritos abaixo.
Nas planilhas de Excel, cada célula é independente e pode ser formatada para um uso específico. Ou seja, para garantir que as fórmulas e processos ficarão organizadas da melhor maneira possível. Para isso é imprescindível que as células da planilhas sejam formatadas adequadamente.
Se você já possui um mínimo de conhecimento básico, deve dominar tarefas como preenchimento da célula, cor da fonte, tipo e tamanho da fonte, aplicação de bordas, orientação do texto, largura de colunas e tipo de dado (moeda, percentual, hora, data, personalizado).
Outro recurso que facilita muito a vida de quem utiliza o Excel e já deve estar na ponta dos dedos de quem domina o básico é o pincel de formatação. Com ele, é possível aplicar rapidamente a mesma formatação, como a cor, o estilo e tamanho do tipo de letra e o estilo do limite a múltiplas partes de texto ou de imagens.
Outro conteúdo importante sobre níveis de Excel, especificamente básico/intermediário, é saber como agrupar e desagrupar dados em sua planilha de Excel.
Se você tem uma lista de dados e deseja agrupá-la e resumi-la, pode criar uma estrutura de tópicos de até oito níveis (um para cada grupo). Cada nível interno, representado por um número mais alto nos símbolos de estrutura de tópicos, exibe área de detalhes do nível externo precedente, representado por um número mais baixo nos símbolos da estrutura de tópicos.
As funções do Excel são fórmulas especiais pré-definidas, que usam um ou mais valores e executam operações e produzem valores. As funções podem ser usadas isoladamente ou como bloco de construção de outras fórmulas. O uso de funções simplifica as planilhas, especialmente aquelas que realizam cálculos extensos e complexos.
Podemos citar como funções de nível básico/intermediário:
SOMA;
SOMASE e SOMASES;
CONT.SE e CONT.SES;
SE, incluindo o caso de um SE dentro de outro SE;
PROCV.
Mas como o Excel não é feito exclusivamente de números, aqueles que possuem um conhecimento intermediário da ferramenta também sabem utilizar as fórmulas de texto. Dentre as suas diversas funcionalidades, as fórmulas de texto te ajudam a de extrair apenas parte do texto contido em uma célula.
Para se considerar um usuário de Excel no nível intermediário, você deve dominar as seguintes fórmulas de texto:
ESQUERDA;
DIREITA;
EXT.TEXTO;
LOCALIZAR;
NÚM.CARACT;
SUBSTITUIR;
CONCATENAR e &
Mas, para mim, o verdadeiro divisor de águas entre o Intermediário e o Avançado é o domínio de fórmulas que usam $. Sem esse conhecimento, você não estará pronto para encarar os desafios do aprendizado avançado.
Se você já está no nível avançado, consegue criar fórmulas mais robustas sem passar apertos. Você também já deve ser capaz de combinar funções, uma dentro ou ao lado da outra.
Usuários de Excel no nível avançado também já estão habituados a usar a famosa tabela dinâmica. Um recurso que permite ver e analisar dados de diversas formas, em muito menos tempo!
Falando em economia de tempo, não poderíamos nos esquecer de mencionar neste tópico a criação, edição e gravação das macros. Ao gravar e editar macros,você automatiza uma rotina operacional dentro do Excel.
Além de possuir fórmulas próprias para a área financeira, o Excel permite a elaboração de fluxos de caixa completos, disponibilizando planilhas ou colunas de entrada, saídas, lucro bruto e renda líquida. Se você já é um aluno de nível avançado, fórmulas financeiras como PGTO, VF e TAXA devem ser realizadas sem dificuldade.
Dentre outros recursos avançados, também podemos citar:
Solver: é um suplemento do Microsoft Excel que você pode usar para teste de hipóteses. Use o Solver para encontrar um valor ideal (máximo ou mínimo) para uma fórmula em uma célula — conforme restrições, ou limites, sobre os valores de outras células de fórmula em uma planilha.
Este recurso trabalha com um grupo de células, chamadas variáveis de decisão ou simplesmente de células variáveis, usadas no cálculo das fórmulas nas células de objetivo e de restrição.
Atingir Meta: se você conhece o resultado que deseja obter de uma fórmula, mas não tem certeza sobre o valor de entrada necessário para chegar a esse resultado, use o recurso Atingir Meta.
Uso de senhas em planilhas: para impedir que outras pessoas acessem dados nos seus arquivos do Excel, você pode protegê-los com uma senha.
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