Precisa realizar tarefas repetitivas? Então você precisa das Macros no Excel! A Macro é um recurso do Visual Basic for Applications (VBA) que permite que você crie suas próprias fórmulas e realize gravações de suas tarefas, automatizando-as.
Ou seja, em vez de gastar horas fazendo a mesma tarefa, basta acionar os comandos através de um atalho personalizado.
O gravador de Macros é a maneira mais rápida e fácil para você poder criar Macros no Excel. Por isso, indicamos esse método para quem ainda não domina o VBA. Durante a gravação a ferramenta armazena cada ação que fará parte da Macro. Depois o gravador de macro converte essas ações em comandos VBA.
Mas fique atento, para utilizar esse recurso, você precisa habilitar a guia Desenvolvedor. Se você ainda não tiver feito isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
1) Na guia arquivo, vá para Opções > Personalizar faixa de opções.
2) Em Personalizar a Faixa de Opções e em Guias Principais, marque a caixa de seleção Desenvolvedor.
Uma vez habilitada, você verá na guia Desenvolvedor a opção “gravar macro”. É este botão que você vai usar para criar as suas operações. Por exemplo, vamos supor que toda semana você precisa inserir na sua tabela de custos os valores investidos na semana anterior. Partindo do ponto que esses valores são fixos e você deseja apenas listá-los, para tal basta:
1) Selecionar a célula A1 e clique em “Gravar Macros”.
2) A partir deste momento, tudo o que você fizer será executado pela macro.
Na caixa de diálogo preencha:
- O nome da macro;
- As teclas de atalho que você vai usar para executá-la*;
Obs: lembre-se que, se você usar comandos que já existem como “Ctrl+S”, a partir desse momento, esse comando responderá à sua nova tarefa.
- Selecione a pasta de trabalho onde você deseja salvar a sua macro;
- Preencha a descrição do processo que a sua macro realiza;
- Clique em OK para confirmar.
Preencha as células com os valores dos investimentos fixos.
Depois que concluir o processo, clique em Parar Gravação.
Após isso, tudo o que você fez estará gravado pelo gravador de macros e será convertido para um código VBA.
Se o seu conhecimento em programação, VBA e Excel já é um pouco mais avançado, você já está pronto para criar suas macros por conta própria. Para isso basta utilizar o editor de VBA presente nas versões mais recentes do Microsoft Excel.
Antes de fazer qualquer modificação na célula, é importante que você consiga verificar se nela já foi inserida alguma fórmula. Para isto, basta seguir o exemplo abaixo:
Sub verificarFormula()
If Range(“A1”).HasFormula = True Then
MsgBox “Existe Formula”
Else
MsgBox “Não é uma Formula”
End If
End Sub
Se você precisa criar o mesmo modelo de planilhas para diferentes produtos, este recurso pode te ajudar a organizar o seu conteúdo substituindo os termos que precisam ser trocados. Por exemplo, na frase "Fiat UNO", podemos querer substituir "Fiat Toro". Para isso, podemos utilizar o comando Replace.
Veja um exemplo que substitui todos os underlines (_) do texto da célula A1 por um espaço em branco. O resultado será escrito na célula A2.
Sub removerUnderline()
Range("A2") = Replace(Range("A1"), "_", " ")
End Sub
Precisa executar uma mesma ação em todas as células que foram selecionadas na sua planilha? Este recurso é para você. O exemplo abaixo mostra uma mensagem com o texto de cada uma das células selecionadas:
Sub fazerAlgoACadaCelula()
For Each cell In Selection.Cells
MsgBox cell
Next
End Sub
Ideal para quem quer fazer uma mesma ação em todas as células selecionadas, sem precisar ser feita uma de cada vez. Esta forma consiste em alterar as propriedades das células selecionadas (Selection.Cells), da mesma forma que faríamos com cada célula individualmente. O exemplo abaixo escreve "ok" em todas as células, e em seguida muda a cor das células para um tom de verde.
Sub fazer AlgoATodasAsCelulas ( )
Selection.Cells.Value = "ok"
Selection.Cells.Font.Color = RGB(10, 200, 10)
End Sub
Organize os dados da sua planilha incluindo a data e horário atuais. O exemplo a seguir insere esses dados na célula A1, veja.
Sub escreverDataEHora()
Range(“A1”) = Now
End Sub
Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)
Dim LinhaInicio As Range
Dim Linha As Range
Dim Linha2 As Long
Cells.Interior.ColorIndex = xlNone
Linha2 = Target.Row
Set LinhaInicio = Range(“A” & Linha2, Target)
‘Pinta da celula selecionada até a coluna 5
Set Linha = Range(Cells(Target.Row, 1), Cells(Target.Row, 5))
With Linha
.Interior.ColorIndex = 12
End With
End Sub
Começamos o curso apresentando conceitos fundamentais em lógica de programação: as estruturas de decisão e repetição. Em seguida, partimos para a aplicação desses conceitos para criação dos famosos Userforms (janelas customizadas pelo usuário).
Além disso, usaremos o Excel para automatizar gráficos e tabelas dinâmicas! Finalizamos o curso com um tópico muito demandado no mercado: unir dados de várias pastas de trabalho em uma só!
Neste ponto, mostraremos e modificaremos um código capaz de copiar dados de vários arquivos; também veremos como usar esse código para copiar apenas alguns dados, aplicando condicionais para definir quais dados devem ser copiados de uma pasta de trabalho para outra.
Para saber datas, horários e preços das próximas turmas, basta entrar em contato pelo WhatsApp (21) 97913-7202 ou pelo e-mail contato@vcsensei.com.br.