fbpx

DESLOC Excel: o que é e como utilizar essa função?

03/10/2019

DESLOC Excel, como seu próprio nome sugere, é uma função que serve para deslocar uma célula para a outra. Mas atenção! Não é deslocar no sentido de mover, por exemplo, a célula C3 para C6.

Ela se desloca no sentido de que pode mover uma referência para um intervalo, que pode ser tanto um número especificado de linhas e colunas de uma célula quanto um intervalo de células. A referência retornada pode ser uma única célula ou um intervalo de células. Você pode especificar o número de linhas e de colunas a serem retornadas.

Para entender melhor, você precisa considerar os argumentos da função desloc.

Sintaxe da função Desloc
DESLOC(ref, lins, cols, [altura], [largura])

Referência:
Critério obrigatório. Representa a referência da qual você quer basear o deslocamento. A referência deve ser de uma célula ou intervalo de células adjacentes. Caso contrário, DESLOC retornará #VALOR! como valor de erro.

Lins:
Esse critério também é obrigatório. Informa o número de linhas, acima ou abaixo, a que se deseja que a célula superior esquerda se refira.

Por exemplo, se você usar 5 como o argumento de linhas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco linhas abaixo da referência. O argumento Lins podem ser positivas (que significa abaixo da referência inicial) ou negativas (acima da referência inicial).

Cols:
Este critério obrigatório representa o número de colunas, à esquerda ou à direita, a que se deseja que a célula superior esquerda do resultado se refira.
Por exemplo, ao usar 5 como o argumento de colunas, especifica que a célula superior esquerda na referência está cinco colunas à direita da referência. Assim como lins, Cols pode ser positivo (que significa à direita da referência inicial) ou negativo (à esquerda da referência inicial).

altura
Esse é um dos critérios opcionais desta sintaxe. Ele representa a altura, em número de linhas, que se deseja para a referência fornecida. Altura deve ser um número positivo.

largura
Critério opcional, a largura, em número de colunas, que se deseja para a referência fornecida. Largura deve ser um número positivo.

Atenção:
Se lins e cols deslocarem a referência para além da borda da planilha, DESLOC retornará #REF!. como valor de erro;
Se altura ou largura forem omitidos, serão equivalentes a altura ou largura de ref.

Como usar a função Desloc em sua rotina
Imagine que em uma tabela de controle de vendas, você quer identificar quanto um determinado produto vendeu durante o mês, destacando este valor em uma nova célula.

Selecione uma célula com o botão esquerdo do mouse, e insira a sintaxe da função desloc.
Agora imagine que você escolheu como referência a célula E6. Considerando que o valor que você deseja encontrar está na G8, sua fórmula ficaria assim:

=DESLOC(E6;2;2)

Significa que estamos deslocando nossa referência da célula E6, duas linhas para baixo e duas colunas para a direita, logo, nossa nova referência será para a célula G8.

Função CORRESP
A Função CORRESP é utilizada para trabalhar buscas em listas de dados, ou seja, nomes, códigos, números entre outros dados em forma de listas.

Para você entender melhor, vamos explicar através de um exemplo.

Considere que uma lista de nomes você quer saber a posição correspondente a um número específico. Nesse caso, você usa a função corresp. Ela realiza uma busca em toda a tabela para encontrar o nome desejado e informar ao usuário sua posição na lista.

Sintaxe da Função CORRESP
CORRESP(valor_procurado; matriz_procurada; [tipo_correspondência])

valor_procurado
Critério obrigatório. Ele corresponde ao valor que você deseja encontrar na matriz_procurada.

O argumento valor_procurado pode ser um valor (número, texto ou valor lógico) ou uma referência de célula para um número, texto ou valor lógico.

matriz_procurada
Critério obrigadório, a matriz_procurada é o intervalo de células que estão sendo pesquisados.

tipo_correspondência
Critério opcional que especifica como o Excel faz a correspondência de valor_procurado a valores na matriz_procurada. O valor padrão para este argumento é 1.

Como usar a função Desloc com Corresp
Agora que você já entendeu a função da CORRESP, vou te ajudar a utilizá-la junto da função DESLOC.

Imagine que o dono de uma lanchonete coloca o custo de seus ingredientes mensalmente para acompanhar a evolução dos preços. Dessa forma, ele poderá verificar a variação trimestral dos valores.

Com base nestas informações,ele quer obter a consulta de preços ao inserir em campos diferentes o nome do ingrediente e o mês desejado.

Deste modo, inicialmente criaremos listas suspensas para facilitar o preenchimento dos campos “Ingrediente” e “Mês”. Acessando a aba Dados>Validação de Dados>Validação de Dados e escolhendo a opção Lista.

A primeira função CORRESP está buscando a posição relativa do ingrediente que está inserido na planilha. Por exemplo, o Queijo está na posição 1 da matriz Ingrediente.

Já a segunda função CORRESP busca a posição relativa do Mês que está inserido na célula B12. Por exemplo, o mês de Janeiro está na posição 1 da matriz Mês.

Assim sendo, a função DESLOC será usada para cruzar as informações encontradas por meio das duas funções CORRESP.

Acesse o nosso canal do YouTube e confira a aula especial que preparei sobre o uso da função DESLOC com a CORRESP.

Função SEERRO
A função SEERRO é utilizada para interromper e manipular erros em uma fórmula. Ou seja, ao utilizar a SEERRO é possível retornar um valor específico se uma fórmula for avaliada como um erro; caso contrário, retorna o resultado da fórmula.

Sintaxe da função SEERRO
SEERRO(valor, valor_se_erro)

valor:
Critério obrigatório. Valor é usado para representar o argumento verificado quanto ao erro.

valor_se_erro:
Critério obrigatório. Trata-se do valor a ser retornado se a fórmula for avaliada como um erro. Os seguintes tipos de erros são avaliados: #N/A, #VALUE!, #REF!, #DIV/0!, #NUM!, #NAME? ou #NULL!.

Como usar a função Desloc com SEERRO
Quer realizar uma busca dupla, fazendo com que mais de uma fórmula funcione ao mesmo tempo? Para isso, você deve usar a função SEERRO.

Por exemplo, imagine que em um cadastro, você precisa identificar os nomes através de uma busca feita pelo RG e CPF. Para tal, você vai usar uma função para realizar a busca pelo CPF e outra para o RG. Porém, devido a erros ou dados incompletos, uma delas pode retornar com erro. É aí que entra a SEERRO!

Ela é a mais adequada porque permite que a sua planilha entenda que, se a primeira fórmula resultar em um erro, ela deve executar a segunda para encontrar o valor ou termo que você procura.

Quer um exemplo prático? Preparei um vídeo

completíssimo em que explico como combinar as funções SEERRO, PROCV, DESLOC e CORRESP para realizar uma busca dupla.

Entenda ainda mais os usos da função Desloc e outros recursos avançados do Excel.
Vá ainda mais fundo e descubra as vantagens de ser um mestre em Excel! Na Vc Sensei você conta com cursos presenciais de Excel Avançado, Básico/Intermediário, além de turmas presenciais de VBA em Excel.

Nossas aulas são 100% práticas, com material didático incluso professores experientes. Quer saber mais sobre nossos cursos? Entre em contato pelo WhatsApp (21) 97913-7202, ou clique aqui.

Leia mais artigos