Apresentamos 35 dos principais atalhos do excel
O Excel é uma excelente ferramenta para você que gosta de organizar a sua vida ou o seu negócio em planilhas. Mas às vezes o vocabulário utilizado neste programa pode assustar quem não está acostumado a usá-lo.
Células, fórmulas, funções são palavras comuns de se ler no Excel. Mas não se assuste, ele pode ser um grande aliado se você trabalha com o tempo. Por isso, nós vamos te ensinar algumas fórmulas e atalhos para você otimizar o seu trabalho e lidar com mais facilidade com os mecanismos do programa.
Resumindo, você praticamente não vai precisar tirar as mãos do teclado e ir com o mouse na barra de ferramentas, uma combinação de teclas fará isso para você.
Fórmulas básicas:
Para acessar os menus da faixa, basta você apertar a tecla ALT que irá aparecer os atalhos. Para você ativar a função desejada, você precisa pressionar a tecla de atalho ALT + a função
Por exemplo, ALT + T para inserir algo na célula ou ALT + 2 para salvar o arquivo que está editando e assim sucessivamente.
Já que o Excel trabalha com muitos números, algumas das fórmulas mais utilizadas são as de adição, subtração, multiplicação e divisão. Veja abaixo os atalhos:
Adição: =SOMA(célulaX;célulaY) / Exemplo: =SOMA(A2;Z10)*
Subtração: =(célulaX-célulaY) / Exemplo: =(B1-B2)
Multiplicação: =(célulaX*célulaY) / Exemplo: = (C4*C5)
Divisão: =(célulaX/célulaY) / Exemplo: =(D7/D8)
*Sempre separe as células com o sinal de ponto e vírgula(;), porque desta forma, mesmo estando distantes, serão consideradas na adição.
Também costumam ser muito comuns em planilha os recursos de valores de média, máxima e mínima. Neste caso você deve selecionar um grupo de células.
Confira as fórmulas:
Média: =MEDIA(célula X:célulaY) / =MEDIA(A1:A11)
Máxima: =MAX(célula X:célulaY) / =MAX(B2:B16Y)
Mínima: =MIN(célula X:célulaY) / =MIN(C5:C14)
Teclas de atalho:
Agora não vamos usar mais fórmulas que te ajudam a ter um resultado de forma mais rápida e sim de teclas específicas que encurtam um caminho para uma determinada ação.
Com a tecla Ctrl:
CTRL+; ->Insere a data
CTRL + ( -> Faz com que as linhas correspondentes à seleção sejam ocultadas.
CTRL + ) -> Faz com que as colunas correspondentes à seleção sejam ocultadas
CTRL + Sinal de adição (+) -> Para inserir células, linhas ou colunas no meio dos dados
CTRL + Sinal de subtração (-) -> Para excluir células, linhas ou colunas inteiras
CTRL + D -> Aciona o comando Preencher Abaixo, copiando o conteúdo selecionado para as células imediatamente
CTRL + R -> Aciona o comando Preencher à Direita
CTRL + PAGE DOWN -> Alterna guias da planilha, da direita para a esquerda
CTRL + PAGE UP -> Alterna guias da planilha, da esquerda para a direita
CTRL+End -> Move para a última célula em uma planilha
CTRL+Home -> Move para o início da planilha
Com ctrl + Shift:
CTRL+Shift+( -> Exibe as linhas ocultas dentro da seleção
CTRL+Shift+& -> Aplica contorno às células selecionadas
CTRL+Shift+_ -> Remove o contorno das células selecionadas
CTRL+Shift+~ -> Aplica o formato de número geral
CTRL+Shift+$ -> Aplica o formato de moeda com duas casas decimais
CTRL+Shift+% -> Aplica o formato de porcentagem sem casas decimais
CTRL+Shift+^ -> Aplica o formato de número científico com duas casas decimais
CTRL+Shift+# -> Aplica o formato de data com dia, mês e ano
CTRL+Shift+! -> Aplica o formato de número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos
CTRL+Shift+* -> Seleciona região atual em torno da célula ativa. Em uma tabela dinâmica, seleciona o relatório inteiro
CTRL+Shift+” -> Copia o valor da célula acima para a célula ativa ou barra de fórmulas
CTRL+Shift+ -> Permite inserção de novas células em branco
CTRL+Shift+- ->Permite excluir células selecionadas
Então neste texto você viu os principais e mais usados atalhos do Excel. Agora você vai conseguir otimizar o seu tempo no trabalho de uma forma muito mais fácil!
Você quer aprender mais e ganhar mais prática? Aqui na Vc Sensei, nós temos curso Excel Básico/Intermediário, perfeito para você que quer ganhar confiança, aumentar a produtividade e mexer com tranquilidade nas suas planilhas.
Inscreva-se e garanta a sua vaga clicando aqui!