Já parou para pensar em quantas coisas você deixou de fazer por não ter um controle de gastos eficiente? O mês nem acabou e você já está com a conta bancária zerada? Calma, hoje eu vou falar para você sobre como você pode cuidar dos seus gastos mensais a curto e longo prazo.
Por que fazer uma planilha de gastos no Excel?
Sim, é verdade que existem alguns aplicativos que podem cumprir essa função para você.
Mas além de a maioria de seus recursos pedir algum tipo de versão premium, eles não são tão personalizáveis quanto o Excel.
Ou seja, você não vai conseguir inserir seus dados e finanças pessoais da melhor maneira se elas não se encaixarem no formato pré-estabelecido pelo aplicativo.
Criando o seu controle financeiro no Excel.
1) Comece organizando pelos meses. Na primeira linha na horizontal, pule uma coluna e, a partir da segunda célula, coloque os meses de janeiro a dezembro.
2) Agora é a hora de organizar os seus gastos! Use a coluna que você deixou em branco para colocar todos os gastos que você tem ao longo dos meses (conta de luz, aluguel, supermercado, telefone, condomínio e etc.).
3) Para somar as suas contas, use a função SOMA.
Selecione a última célula da coluna em que será efetuada a soma e digite: =SOMA(
A seguir, selecione as células que você deseja que sejam adicionadas a esta função. Pressione ENTER para confirmar.
Como deixar seus gastos mais visíveis
Use gráficos para entender quais são seus maiores gastos e como suas contas impactam o seu orçamento.
Para criar os seus gráficos siga o passo a passo:
Selecione os dados que serão incluídos no gráfico;
Selecione Inserir > Gráficos Recomendados;
Selecione um gráfico na guia Gráficos Recomendados para visualizá-lo;
Selecione um gráfico;
Confirme clicando em OK.
Para acompanhar a evolução dos seus gastos, adicione uma Linha de tendências. É muito simples, basta:
Selecionar um gráfico;
Selecionar Design > Adicionar Elemento Gráfico;
Linha de Tendência e depois o tipo de linha de tendência desejado, como Linear, Exponencial, Previsão Linear ou Média Móvel.
Acompanhe os juros dos seus investimentos com a função Valor Futuro
Fez uma aplicação ou um empréstimo e quer acompanhar seus juros futuros? Para você, eu recomendo o uso da função Valor Futuro. Basicamente, ele te permite descobrir o valor final de um investimento. Para obter esse resultado você vai precisar apenas de valor inicial, taxa de juros e período de aplicação.
=VF(taxa;nper;pgto;vp;tipo)
TAXA: refere-se à taxa de juros mensal da aplicação;
NPER: refere-se ao número de períodos (em meses) em que aplicação ficará vigente;
PGTO: refere-se ao valor mensal que será acrescido à essa aplicação, caso haja;
VP: refere-se ao valor presente, ou seja, o valor inicial a ser operado;
TIPO: refere-se ao momento em que os valores são calculados (início do período ou fim do período)
Entendendo a função Valor Futuro:
Suponha que você quer investir R$800,00 por um período de 24 meses a uma taxa de juros mensal de 8%. Para encontrar o valor obtido no final desse período você deve usar a seguinte fórmula:
=VF(0,08;24;;800;0)
Quer ver esses tópicos ainda mais a fundo e aprender os melhores recursos do Excel para o seu controle financeiro?
No curso de Excel Básico/Intermediário da Vc Sensei, além de ter a oportunidade de se familiarizar com a ferramenta, você vai aprender Fórmulas de texto como ESQUERDA, DIREITA, EXT.TEXTO e etc.
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