Gerencie seu tempo e organize suas demandas com os cronogramas no Excel.
Cronogramas são excelentes ferramentas de gerenciamento que permitem que você organize suas tarefas e ainda te ajudam a não esquecer de nenhum processo importante. Agora imagina se você pode criar um modelo personalizado e totalmente automatizado?
Através do Excel, software da Microsoft Office, esta tarefa é possível.
No exemplo de hoje, vamos te ensinar a fazer um cronograma de atividades para a sua tabela de estudos. Lembrando que esta tabela é totalmente customizável, ou seja, você pode adaptá-la de acordo com as suas necessidades de uso.
Criando um cronograma em uma tabela de Excel
1) Neste primeiro passo, preencha o seu modelo de cronograma. Use as linhas e colunas da planilha do Excel para distribuir suas atividades ao longo dos dias e horários disponíveis em sua semana.
2) Inclua nesse cronograma as suas expectativas para o início e fim da execução de cada item em sua lista de tarefas. Organizar suas tarefas por datas ajuda a evitar o acúmulo de atividades.
Dica: você vai precisar saber o correspondente numérico de cada data. Para isso, selecione o intervalo de células reservado para as datas, clique com o lado direito do mouse na opção Formatar células > Número > Ok.
Anote esses números e volte a configuração anterior.
3) A seguir, em um lugar abaixo da sua tabela de cronograma, selecione uma célula, vá na guia inserir e selecione o gráfico de barras 3D > Avançar.
GRÁFICOS NO EXCEL: CRIANDO DIFERENTES MODELOS DE GRÁFICOS!
4) Na caixa de diálogo, clique na aba série. Para adicionar a 1ª série, selecione “Data Inicial”. Os Valores correspondentes a ela são as próprias datas elencadas embaixo.
Clique em adicionar para incluir uma nova série em seu gráfico. A sua 2ª série será a duração de dias de cada tarefa. Assim como em Data Inicial, os Valores correspondentes a este item são os que aparecem abaixo dele na coluna.
Neste você também vai preencher o item Rótulos do Eixo das Categorias “x”. Para tal, basta selecionar as linhas que você designou para as tarefas. Para confirmar, clique em Avançar.
5) Na aba Título, insira o nome do seu cronograma.
6) Depois clique em Avançar > Concluir. Ajuste seu gráfico na planilha para deixar as informações mais organizadas.
7) Para concluir o seu gráfico, clique nele com o lado direito do mouse, Formatar Série de Dados. Na caixa de diálogos, escolha a opção sem borda e sem área. Você também personalizar as cores de acordo com seu gosto e necessidade. A seguir, clique em OK.
8) Clique no eixo X, na aba Escala e selecione Categoria em Ordem Inversa para organizar suas tarefas na ordem correta
9) Para completar o seu gráfico, clique na linha datas e retire todas as marcações da Escala do Eixo de Valores (2).
10) Lembra daqueles números que você encontrou para as datas inicial e final lá no começo do texto? Use a data inicial como mínimo e a final como máximo.
11) Na opção Cruza em, preencha com a sua data inicial. Depois clique em OK. Desta forma o seu gráfico começará exatamente na sua data inicial e termina na data final da última tarefa do projeto.
Quer dominar ainda mais recursos do Microsoft Excel?
Se você ainda não conhece muitas fórmulas e quer ter um primeiro contato com a ferramenta, eu te recomendo o nosso curso presencial de Excel Básico/Intermediário.
Este é o curso ideal para quem participará de processos seletivos de grandes empresas ou só trabalha com os recursos mais básicos do Excel. Iniciamos com tópicos básicos e passamos por tópicos que permitirão ganhar tempo e produtividade através de automatizações em planilhas.
Já conhece algumas fórmulas, mas quer ir além? Para você, a Vc Sensei oferece cursos presenciais de Excel avançado! e https://vcsensei.com.br/curso/curso-vba-para-excel/. Todos voltados para o mercado de trabalho.
Nossos cursos são atualizados constantemente através do contato frequente com profissionais de áreas como Engenharia, Economia, Administração, Contabilidade, Relações Internacionais e áreas relacionadas.
Consulte o nosso site para saber das nossas turmas abertas para matrículas ou tire as suas dúvidas na caixa de comentários!