fbpx

Dashboard Excel: elaborando um dashboard útil e profissional no Excel

22/08/2019

Mas afinal, o que é um dashboard?

A palavra dashbord significa, em português, painel de controle e é exatamente isso que esta ferramenta é. Nela você vai conseguir organizar e ter controle sobre várias informações através de dados integrados.
Com a disposição visual de um painel fica mais fácil a compreensão geral de diversos dados distintos, sem contar que ele compila todas as informações e te apresenta resultados atualizados em tempo real.
Nele você consegue criar painéis interativos, gráficos inteligentes, tabelas dinâmicas e muito mais tudo na mesma tela e muito claro.
Sendo assim, o principal objetivo deste programa é simplificar os dados para que você os compreenda de forma mais simples, rápida e eficiente.

Como criar um dashboard no excel?

Apesar de sua super funcionalidade, criar um excel dashboard não é complicado. Aqui nós vamos te ensinar passo a passo para você ter esta ferramenta a seu favor.
Primeiramente, entenda para qual finalidade você quer o seu painel de controle. Criar dashboards no Excel sem uma proposta concreta pode te fornecer informações cruzadas e acabar não significando nada. Portanto, entenda o quê, quais e de onde virão os dados que você quer ter no seu relatório final.
Agora que você já entendeu que o planejamento inicial é um passo importante, podemos começar a falar da parte prática: como montar o seu painel.

Organizando os dados

Sim, a organização é fundamental para que você tenha um dashboard funcional. Se você já tem todos os dados que deseja dentro do Excel, a sua vida ficará muito mais fácil. Mas você também consegue passar dados de fora para dentro do programa.
Caso suas informações estejam em um arquivo CSV - valores separados por vírgula - ou texto, você consegue converter facilmente para o Excel. Confira como fazer:

Clique na coluna para selecioná-la → vá em “dados” na barra de ferramentas → clique em “texto para colunas” → escolha a opção “delimitado” → “avançar” → selecione “vírgula” → “avançar” → “concluir” → vá em “página inicial” → selecione todos os dados que deseja → clique em “formatar como tabela” na barra de ferramentas → selecione o modelo desejado → acione a opção “minha tabela tem cabeçalho”→ Pronto, está convertido!

Estrutura do dashboard

Depois que você já tem em suas mãos os dados, você precisa pensar como será o seu painel. Quais as informações que você deseja ter? Quais são importantes para o seu objetivo? Decidido isso, vamos à montagem do dashboard excel.

Tabela dinâmica

O primeiro passo é ir em “inserir” na barra de ferramentas → “tabela dinâmica” → vá em “campos da tabela” → selecione as opções que deseja adicionar em seu relatório → em “rótulos de linha” e “filtros de valores” você pode pode selecionar que tipo de informação deseja → os dados são automaticamente apresentados como “valores somados” - caso queira modificar vá em “configurações do campo” → marque a opção “personalizados” → selecione a opção que deseja que os dados sejam mostrados → sempre que fizer uma atualização de informação, clique com o botão direito sobre a tabela e selecione atualizar

Gráfico dinâmico

Primeiramente, selecione a tabela, contendo os dados que farão parte do gráfico dinâmico → clique em “inserir” na barra de ferramentas → vá em “gráfico dinâmico” → selecione o gráfico dinâmico → verifique se os dados marcados estão corretos e se deseja criar uma nova planilha ou utilizar uma já existente → caso escolha usar uma já existente, selecione “planilha existente” → vá em local → escreva o endereço da célula ou selecione a célula desejada.

Com o Gráfico Dinâmico criado, passamos para a parte de utilização.

Selecione a área do gráfico, um quadro aparecerá à direita da planilha com diversas opções → O primeiro campo de cima para baixo, permite selecionar pelo título das colunas de sua tabela qual grupo de dados será exibido no gráfico → arraste para o campo “filtro” todos os títulos das colunas que deseja utilizar → à direita de “filtro” tem o campo “legenda” → siga a mesma lógica de arraste citada anteriormente

Na parte inferior do quadro, você encontra “campo(Eixos(Categorias))” → ao arrastar estes itens, selecionamos o que estará no eixo horizontal do gráfico

À direita de “campos (Eixos(Categorias))”, temos “valores” → ao arrastar qualquer título desta coluna para este campo, o valor aparecerá no gráfico

Desta forma bem simples, você cria o seu excel dashboard e todas as suas informações estarão organizadas, integradas e prontas para compor o seu relatório!

Ferramentas para criar dashboards dinâmicos

Algumas ferramentas do excel facilitam e dinamizam o trabalho dos painéis. Confira algumas:

Barras de rolagem: ela é indicada se você tem muitas linhas de dados, assim você reduz o seu ícone e aumenta seu espaço de trabalho.
Caixas de seleção: ela permite que você selecione itens e atualize o dashboard de forma rápida com apenas alguns cliques.
Lista suspensa: esta ferramenta permite que você escolha a informação específica que quer ver ou atualizar.

Neste texto, você aprendeu a criar de forma rápida e simples o seu painel de controle. O dashboard excel é uma ótima opção se você precisa lidar com muitos números, dados e precisa de otimizar a análise destes.

Se você quer aprender mais sobre excel e ter mais prática na criação de planilhas, painéis e muito mais, faça o nosso curso Excel Básico/Intermediário e otimize o seu tempo de trabalho.

Garanta a sua vaga se inscrevendo em nosso site!

Leia mais artigos

© VcSensei - Todos os direitos reservados - 2018

Desenvolvido por: IN Junior

fale conosco