fbpx

Como contar caracteres no Excel?

13/11/2019

Aprenda a utilizar este recurso do Microsoft Excel aliado a outras funções.

Precisa contar caracteres no Excel? Para realizar esta tarefa você precisa usar a função NÚM.CARACT. Através dela é possível encontrar contar o número total de caracteres em uma célula.

Lembre-se que caracteres, não querem dizer exclusivamente letras, considerando também números, símbolos, sinais de pontuação e etc.
Sintaxe
NÚM.CARACT(texto)

Texto é um argumento obrigatório da fórmula NÚM.CARACT. Ele faz referência ao texto em que você deseja realizar a contagem de caracteres.

Usando a função NÚM.CARACT
Para usar esta fórmula é bem simples. Em uma célula escreva =NÚM.CARACT(texto) sendo que, dentro do parênteses você vai selecionar a célula onde você deseja contar a quantidade de caracteres.

Veja no exemplo abaixo:

Aliando a função NÚM.CARACT a função SE
Vamos recapitular o que a função SE faz? A função SE é usada para fazer comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera dele. Resultando assim em um resultado que pode ser tanto Verdadeiro quanto Falso.
Ela é muito utilizada como complemento para outras funções e hoje, você vai aprender a utilizá-la como complemento da NÚM.CARACT.

Sintaxe da função SE

=Se(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso])

teste_lógico:
Argumento obrigatório que consiste no valor ou expressão que será avaliado como VERDADEIRO ou FALSO.

valor_se_verdadeiro:
Argumento que descreve o valor ou expressão que retornará caso o resultado do teste_lógico for verdadeiro.

valor_se_falso:
Argumento que descreve o valor ou expressão caso o teste_lógico for falso.

Combinando as funções
Imagine que um lojista guarde em uma planilha de Excel o CPF e o RG de todos os seus clientes, mas ele colocou tudo em uma única coluna e agora não consegue distinguir qual é qual. Para resolver esse problema, ele fez o seguinte:

Em uma coluna, ele usou a função NÚM.CARACT para encontrar o número de caracteres da coluna de identidades.

Depois ele usou a função SE para determinar que, se o valor encontrado for 11, deve aparecer CPF e se o valor encontrado for 9, a função SE deve retornar RG.

Aprenda a combinar mais funções no Excel!
Na Vc Sensei você aprende através de aulas práticas a usar as funções, fórmulas e recursos do Excel que vão te poupar tempo e destacar o seu trabalho!

Temos cursos presenciais de Excel Básico/Intermediário e Excel Avançado.

Tire suas dúvidas e confira as próximas turmas aqui

Leia mais artigos