fbpx

Como calcular porcentagens no Excel?

08/02/2019

Muitas pessoas utilizam porcentagem no dia-a-dia e precisam de um método prático e assertivo para lidar com esses números. Por isso, neste post, vou compartilhar com você alguns modos de calcular porcentagem no Excel.

Como multiplicar uma coluna inteira de números por determinada porcentagem no Excel
Considere uma tabela com duas colunas que chamaremos de A e B. Na coluna A encontramos os valores que temos e na coluna B temos 15%; o valor pelo qual queremos multiplicar todas a linhas na coluna A.

Seguindo esse passo a passo, você conseguirá multiplicar A por B, independente do fato de A 100 ou 1000 células.

Insira todos os números que você deseja multiplicar por 15% na coluna B;
Em uma célula vazia, insira a porcentagem de 15% (ou 0,15) e depois copie esse número pressionando Ctrl + C;
Selecione o intervalo das células da coluna A que você deseja multiplicar pelo valor da coluna B;
Clique com o botão direito nas células selecionadas, então clique em colar especial;
Clique em Valores > Multiplicar, clique em OK.

Como resultado, todos os números serão multiplicados por 15%.

Para multiplicar uma coluna a fim de subtrair determinada porcentagem, basta adicionar um sinal de negativo na frente da porcentagem e subtrair 1 usando a fórmula = 1 -n% em que n é a porcentagem. Para subtrair 15%, use = 1-15% como a fórmula.

Como alterar um montante com uma porcentagem no Excel
Agora, considere que você precisa diminuir ou aumentar seus gastos semanais com lazer em 25%. Primeiro, use uma fórmula para subtrair ou adicionar uma porcentagem para encontrar a quantidade.

Neste exemplo, leve em conta que a Coluna B é onde colocaremos o valor que é gasto atualmente e na C está a porcentagem pela qual reduzir essa quantia. Para obter o resultado da variação, você deve utilizar a fórmula =B2*(1-C2).

Nesta fórmula 1 equivale a 100%. Os valores dentro dos parênteses calculam primeiro, para que o valor de lá de C2 é subtraído do 1, para nos enviar 75%. O resultado é multiplicado por B2 para obter um resultado para 1 semana.

Para replicar a fórmula encontrada na célula D2 para outras linhas na coluna, clique duas vezes a pequena caixa quadrada verde no canto inferior direito da célula D2. Você obtém os resultados em todas as outras células sem redigitação ou copiar-e-colar a fórmula.

Para aumentar a quantidade por 25%, basta substituir no + entrar a fórmula na célula D2 entrar uma subtração (-): =B2*(1+C2).

Você encontra mais lições como esta no nosso curso de Excel Básico/Intermediário.
Nossos cursos são atualizados constantemente através do contato frequente com profissionais de áreas como Engenharia, Economia, Administração, Contabilidade, Relações Internacionais e áreas relacionadas.

Curso de Excel Básico/Intermediário:
Este é o curso ideal para quem participará de processos seletivos de grandes empresas ou só trabalha com os recursos mais básicos do Excel. Iniciamos com tópicos básicos e passamos por tópicos que permitirão ganhar tempo e produtividade através de automatizações em planilhas. ​

Para quem quer começar a ganhar tempo usando o Excel:
Duração 18 horas.

Leia mais artigos
fale conosco