Você passou horas do seu trabalho organizando uma planilha extremamente complexa e, quando abriu o arquivo, viu que alguém mexeu e “bagunçou” todas as suas fórmulas? Esse tipo de acidente é mais comum do que você imagina.
Quando várias pessoas utilizam uma mesma planilha, elas podem, acidentalmente, remover ou transformar fórmulas, títulos, formatação de célula ou outros itens que você não quer alterar. Um jeito simples e fácil de evitar que isso aconteça é bloquear determinadas células e, em seguida, proteger a planilha.
Neste artigo, eu vou te ensinar como bloquear a célula que você deseja proteger.
Passo a passo: como bloquear uma célula no Excel?
1º Você precisa selecionar as células que deseja bloquear.
Dica: deseja selecionar mais de uma célula ao mesmo tempo? Use o atalho “Shift+F8”. Esse recurso permite que você selecione todas as células que desejar, sem ficar pressionando a tecla “Ctrl” junto durante todo o processo.
2º A seguir, clique em Início, depois clique no iniciador de caixa de diálogo Formatar Célula (a seta à direita de Alinhamento na faixa de opções).
3º Clique na aba Proteção e, em seguida, marque a caixa de seleção Bloqueado e clique em OK para confirmar.
Você vai ver que, visualmente, nenhuma mudança ocorreu. Isso porque a alteração que você acabou de fazer só se tornará visível depois que você proteger a sua planilha.
4º Na guia Proteção marque Proteger Planilha ou Proteger Pasta de Trabalho para reaplicar a proteção.
Preencha o campo “senha para desproteger a planilha” com a sua senha de acesso. E fique atento, na lista “permitir que todos os usuários desta planilha possam”, apenas a opção “selecionar células desbloqueadas” deve estar marcada.
5º Para concluir, clique em OK.
Após seguir o passo a passo, você vai ver que, ao usar a tecla Tab, e o Excel só vai deixar que a pessoa passe pelas células que você escolheu deixar desbloqueadas.
Esse recurso é excelente para você aumentar a sua produtividade, facilitando o preenchimento das células sem riscos de erros ou quebras de fórmulas.
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