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Autopreenchimento excel: como ativar e desativar esse recurso?

01/08/2019

Autopreenchimento é um recurso oferecido pelo Excel que permite que você preencha suas células automaticamente com dados que atendam determinado padrão ou que tenham base em dados de outras células.

Para alguns, pode parecer um recurso simples, mas neste artigo vamos te mostrar alguns usos importantes e que podem de poupar muito tempo.

Por exemplo, imagine que você vai organizar a sua planilha financeira do mês e precisa criar uma lista sequencial com as datas. Em vez de digitar linha por linha, cada um dos dias do mês, você pode economizar o seu tempo usando a alça de preenchimento. Para tal, basta inserir uma sequência inicial, selecioná-la e arrastá-la para que seja completada.

Autopreenchimento do Excel para dias da semana
Insira os dias da semana automaticamente em sua tabela. Se você precisa criar um cronograma incluindo segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e etc basta:

- Digite “segunda-feira” na primeira linha da coluna onde você quer exibir os dias da semana;
- A seguir, selecione o intervalo de células em que os dias aparecerão;
- Depois arraste a alça de preenchimento representada pelo símbolo “+” no canto inferior direito das células selecionadas.

Ao fazer isso, os demais dias da semana serão preenchidos automaticamente.

Autopreenchimento do Excel para meses do ano
Para inserir os meses do ano de modo automático na sua planilha de Excel, o raciocínio é o mesmo utilizado no tópico anterior. Ou seja, basta seguir o seguinte passo a passo:

- Digite “Janeiro” na na primeira linha da coluna onde você quer exibir os dias da semana;
- A seguir, selecione o intervalo de células em que os dias aparecerão;
- Depois arraste a alça de preenchimento representada pelo símbolo “+” no canto inferior direito das células selecionadas.

Ao fazer isso, os demais meses do ano serão preenchidos automaticamente.

Como preencher automaticamente fórmulas no Excel
Além de preencher automaticamente dias da semana e os meses do ano, você também pode repetir fórmulas ao longo de sua tabela.

Considere que uma professora precisa calcular a MÉDIA das notas obtidas por todos os alunos em sua classe, para que no final possa apresentar o resultado daquele bimestre. Em vez de colocar manualmente a fórmula da função MÉDIA em cada uma das células da planilha, neste caso ela pode fazer o seguinte:

- Em uma tabela, organizar as informações em colunas. Primeiro uma onde será posto o nome do aluno, seguida por colunas individuais para cada trabalho e prova, e no fim, uma onde será feito o cálculo da MÉDIA;
- Na primeira linha, faça o cálculo utilizando a fórmula da MÉDIA;
- A seguir, na coluna destinada para os resultados, selecione a célula e arraste o resultado da função para os demais alunos.

Depois que concluir este procedimento, a professora terá a média de todos os alunos calculada.

Utilizando o Autopreenchimento para sequências lógicas
Você também pode utilizar o recurso de autopreenchimento para organizar uma sequência lógica em suas planilhas. Por exemplo, você quer organizar uma sequência de números ímpares. Para tal, basta:

- Nas duas primeiras linhas da sua planilha, coloque o início da sua sequência de números ímpares.
- A seguir, selecione o intervalo de células em que os dias aparecerão;
- Depois arraste a alça de preenchimento representada pelo símbolo “+” no canto inferior direito das células selecionadas.

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