O Excel é uma ferramenta que possui recursos importantes para cálculos que utilizamos no dia-a-dia. Se você lida com contagem de valores, não sai daí! Porque neste post eu vou falar um pouco sobre SOMASE, SOMASES, CONT.SE e CONT.SES.
Para que serve função SOMASE?
A SOMASE é ideal para quem precisa fazer uma adição de valores em um intervalo que atenda a critérios específicos a serem selecionados. Por exemplo, se você possui uma coluna na qual quer somar apenas o números maiores que 10, é possível usar a seguinte fórmula: =SOMASE(B2:B25;">10").
Como usar a função SOMASES no Excel?
Uma função derivada da SOMASE, a SOMASES é uma soma baseada em condições. Nela você consegue adicionar todos os seus argumentos que atendem a vários critérios.
Por exemplo, você usaria função SOMASES para somar o número de revendedores no país que (1) residem em um único CEP e (2) cujos lucros excedem um valor em dólar específico.
Para que serve a CONT.SE?
CONT.SE é uma das funções estatísticas disponíveis no Excel. Ela é usada para contar o número de células que atendem a um critério estipulado.
Por exemplo, para contar o número de vezes que uma determinada cidade aparece na sua lista de clientes.
Em sua forma mais simples, a função CONT.SE informa:
=CONT.SE(Onde você quer procurar?;
O que você quer procurar?)
Por exemplo: =CONT.SE(A2:A5;"Londres") =CONT.SE(A2:A5;A4)
Em que podemos aplicar a função CONT.SES?
Podemos usar a função CONT.SES para aplicar critérios a células em vários intervalos e contar o número de vezes que todos os critérios são atendidos.
Ou seja, enquanto a SOMASES faz uma soma de valores, a CONT.SES conta quantas vezes um elemento se repete em um intervalo ou quantas vezes uma condição estipulada é atendida em um intervalo, tomando como base os critérios estipulados por um usuário.
Gostou do nosso conteúdo? Quer ir além e dominar ainda mais funções e ferramentas do Excel? Para você, eu indico o nosso curso de excel avançado!
Curso de Excel Avançado:
No nível Avançado, é hora de criar fórmulas mais robustas, incluindo combinação de funções, uma dentro ou ao lado da outra. É neste nível que conhecemos a famosa tabela dinâmica, permitindo ver e analisar dados de diversas formas, em muito menos tempo! Sabe aquela tarefa braçal, repetitiva?
No Avançado, ensinamos o recurso de gravação de macro; ideal para quem deseja fazer algo uma vez e executar uma gravação quando precisar realizar a tarefa novamente! Neste curso, você também terá seu primeiro contato com o famoso VBA! Neste ponto, não nos limitaremos a dizer o que é VBA e para que ele serve; você criará um pequeno código, partindo do Zero!
Para quem quer conhecer os recursos Avançados do Excel
Duração 18 horas Investimento