Recebeu a missão de reorganizar uma planilha de Excel gigantesca, mas não sabe nem por onde começar? Comece excluindo as informações que se repetem sem necessidade!
Neste post eu vou compartilhar com você uma das técnicas que eu ensino no meu curso de Excel de nível básico/intermediário.
O que o Excel considera um valor duplicado?
O Excel considera como duplicado aquele valor presente em em pelo menos uma linha que aparece de maneira idêntica aos os valores de outra linha.
A comparação de valores duplicados depende do que aparece na célula — não o valor subjacente armazenado na célula. Por exemplo, se você tiver o mesmo valor de data em células diferentes, sendo uma formatada como "3/8/2006" e o outra como "8 de março de 2006", os valores serão considerados como exclusivos.
Como realçar valores exclusivos ou duplicados no Excel:
Mas Higor, como eu vou saber se o valor duplicado realmente deve ser excluído, ou se ele aparece por realmente é pertinente estar naquela célula?
Para que você seja capaz de verificar e excluir apenas as duplicatas que não fazem sentido, você pode começar a sua organização realçando valores exclusivos ou duplicados na sua planilha de Excel.
● Para realçar valores exclusivos você vai usar o comando Formatação condicional. Em grupo de estilos na guia página inicial.
Filtrando valores exclusivos no Excel:
Para filtrar valores exclusivos o seguinte passo a passo:
● Selecione o intervalo de células a ser filtrado ou verifique se a célula ativa está em uma tabela.
● Clique em dados > Avançado (no grupo Classificar e filtrar).
● Na caixa de pop-up de Filtro avançado , siga um destes procedimentos:
● Clique em Copiar para outro local.
● Na caixa Copiar para , insira uma referência de célula.
Como alternativa, clique em Recolher caixa de diálogo Imagem do botão para ocultar
temporariamente a janela pop-up, selecione uma célula na planilha e clique em Expandir
Imagem do botão.
● Verifique os somente registros exclusivos e clique em Ok.
● Os valores únicos do intervalo serão copiados para um novo local.
Removendo valores duplicados no Excel:
Quando removemos valores duplicados no Excel, a primeira ocorrência do valor na lista é mantida, mas outros valores idênticos são excluídos.
Por isso, recomendo que você copie o intervalo de células ou a tabela original para outra planilha ou pasta de trabalho antes de remover valores duplicados. Assim, evita perder qualquer dado importante.
Para remover valores duplicados você deve:
● Selecione o intervalo de células ou verifique se a célula ativa está em uma tabela.
● Na guia dados , clique em Remover duplicatas (no grupo Ferramentas de dados ).
● Siga um ou mais dos procedimentos abaixo:
● Em colunas, selecione uma ou mais colunas.
● Para selecionar rapidamente todas as colunas, clique em Selecionar tudo.
● Para limpar rapidamente todas as colunas, clique em Desmarcar tudo.
● Se o intervalo de células ou tabela contém várias colunas, e você deseja selecionar apenas algumas colunas, você pode clicar em Desmarcar todos e, em colunas, selecionar apenas as que você deseja alterar.
Observação: Dados serão removidos de todas as colunas, mesmo se você não selecionar todas as colunas nesta etapa.
Por exemplo, se você selecionar Coluna1 e Coluna2, mas não Coluna3, a "chave" usada para localizar duplicatas é o valor de tanto Coluna1 e Coluna2. Se uma duplicata for encontrada nessas colunas, a linha inteira será removida, inclusive outras colunas na tabela ou intervalo.
● Clique em Ok, e uma mensagem será exibida indicar quantos valores duplicados foram removidos ou permanecem quantos valores exclusivos. Clique em Ok para descartar esta mensagem.
Quer aprender ainda mais sobre formatação de células? No curso de Excel Básico/Intermediário do Vc Sensei, além de ver de modo mais aprofundado as dicas desse post você também vai dominar referências absolutas e relativas, funções fórmulas de texto e muito mais!
Consulte o nosso site para saber das nossas turmas abertas para matrículas ou tire as suas dúvidas aqui!