fbpx

3 funções do Excel que pouca gente conhece

21/02/2019

Para muita gente, mexer nas planilhas de Excel e construir processos e tabelas do zero ainda é um bicho de sete cabeças. Para facilitar a sua vida, reuni neste post 3 funções que vão te ajudar a organizar ainda mais suas informações e torná-las mais fáceis de compreender.

Como usar fórmulas dentro de fórmulas no Excel
O excel permite que você use uma função como um dos argumentos em uma fórmula que usa uma função. Para isto, damos o nome de aninhamento de funções.

Por exemplo, aninhando a função média e soma os argumentos da função se, a fórmula a seguir soma um conjunto de números (G2:G5) somente se a média de outro conjunto de números (F2:F5) for maior do que 50. Caso contrário, retorna 0.

=SE(MEDIA(F2:F5)>50;SOMA(G2:G5), 0)

Nesse caso, vemos que as funções média e soma são aninhadas dentro da função SE. Seguindo este passo a passo, é possível aninhar até 64 níveis de funções em uma fórmula.

Para aninhar estas fórmulas, siga o seguinte passo a passo:

Clique na célula em que deseja inserir a fórmula.

Para iniciar a fórmula com a função, clique em Inserir Função na barra de fórmula..

O Excel insere o sinal de igual (=) para você.

Na caixa Ou selecione uma categoria, selecione Todas.

Está familiarizado com as categorias de função? Então selecione uma categoria.

Se você não souber qual função usar, digite uma pergunta que descreva o que deseja fazer, na caixa Procure por uma função (por exemplo, "adicionar números" retorna a função SOMA).

Para inserir outra função como argumento, digite-a na caixa do argumento desejado.

As partes da fórmula exibidas na caixa de diálogo Argumentos da Função refletem a função selecionada na etapa anterior.

Se você clicou em SE, a caixa de diálogo Argumentos da função exibirá os argumentos da função SE. Para aninhar outra função, insira-a na caixa de argumento. Por exemplo, você pode inserir SOMA(G2:G5) na caixa Valor_se_verdadeiro da função SE.

Insira os argumentos adicionais necessários para concluir a fórmula.

Depois de concluir os argumentos para a fórmula, clique em OK.

Como criar ranking de valores no Excel
Precisa apresentar um ranking com os valores obtidos na sua tabela? Por exemplo,uma lista dos serviços ou produtos mais vendidos? Então essa dica é pra você!

Para encontrar o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados você pode usar MAIOR (Função MAIOR).

Com esta função você pode selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa. Por exemplo, você pode usar MAIOR para obter o primeiro, o segundo e o terceiro resultados.
Sintaxe
Maior (matriz,k)

A sintaxe da função MAIOR tem os seguintes argumentos: Matriz Obrigatório. A matriz ou intervalo de dados cujo maior valor k-ésimo você deseja determinar.

K Obrigatório. A posição (do maior) na matriz ou intervalo de célula de dados a ser fornecida.

Para encontrar a célula com o maior valor entre todas em uma tabela, insira a fórmula =MÁXIMO(célula inicial:célula final).

Para encontrar o segundo maior valor entre todas em uma tabela utilize a fórmula =MAIOR(célula inicial:célula final;2). Se desejar encontrar a terceira, troque o 2 por 3 e assim por diante.

Se o seu objetivo é encontrar o menor valor, recomendamos a MENOR (Função MENOR).
Sintaxe
MENOR(matriz;k)

Matriz Obrigatório. Uma matriz ou intervalo de dados numéricos cujo menor valor k-ésimo você deseja determinar.

K Obrigatório. A posição (a partir do menor) na matriz ou intervalo de dados a ser fornecido.
Para encontrar a segunda, terceira, quinta ou qualquer outro valor menor, utilize a fórmula =MENOR(célula inicial:célula final;classificação desejada).

Organize seus processos de acordo com as datas usando Função HOJE
A função HOJE pode ser usada quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a for aberta. Esta função também te ajuda a calcular intervalos de tempo. Por exemplo, se você souber que alguém nasceu em 1939, poderá usar a seguinte fórmula para descobrir a idade dessa pessoa a partir do aniversário deste ano:
= ANO(HOJE())-1939

Exemplos de aplicação da função hoje:

=HOJE() para informar a data atual
=HOJE()+5 para informar a data atual mais 5 dias. Por exemplo, se a data atual for 1/1/2019, essa fórmula retornará 6/1/2019.
=DIA(HOJE()) para informar o dia atual do mês (1 - 31).
=MÊS(HOJE()) para informar o mês atual do ano (1 - 12). Por exemplo, se o mês atual for maio, essa fórmula retornará 5.

Gostou das minhas dicas? Elas são apenas uma pequena amostra do que você pode aprender nos curso de Excel da Vc Sensei.
Curso de Excel Avançado:
No nível Avançado, é hora de criar fórmulas mais robustas, incluindo combinação de funções, uma dentro ou ao lado da outra. É neste nível que conhecemos a famosa tabela dinâmica, permitindo ver e analisar dados de diversas formas, em muito menos tempo! ​ Sabe aquela tarefa braçal, repetitiva?

No Avançado, ensinamos o recurso de gravação de macro; ideal para quem deseja fazer algo uma vez e executar uma gravação quando precisar realizar a tarefa novamente! ​ Neste curso, você também terá seu primeiro contato com o famoso VBA! Neste ponto, não nos limitaremos a dizer o que é VBA e para que ele serve; você criará um pequeno código, partindo do Zero!

Para quem quer conhecer os recursos Avançados do Excel
Duração 18 horas.

Leia mais artigos
fale conosco