As tabelas dinâmicas são um recurso oferecido pelo Excel que te permite calcular, resumir e analisar dados além de mostrar comparações, padrões e tendências comportamentais dos seus dados.
Extremamente flexíveis, elas também permitem que você reveze os valores entre linhas e colunas em tempo real. Acompanhe o nosso passo a passo e entenda como criá-las no Excel.
Selecione as células que você deseja que façam parte da sua tabela dinâmica. Mas preste atenção, seus dados não podem ter linhas nem campos vazios e deve contar com apenas uma linha título.
Selecione Inserir > Tabela Dinâmica.
Agora é a hora de selecionar quais dados você deseja analisar. Nesta etapa, marque a opção Selecionar uma tabela ou intervalo.
No critério Tabela/Intervalo, confira o intervalo de células.
A seguir, em Escolha onde deseja que o relatório da Tabela Dinâmica seja posicionado, marque Nova Planilha se você desejar posicionar a Tabela Dinâmica em uma nova planilha ou marque Planilha Existente e selecione o local em que deseja exibir a Tabela Dinâmica.
Para finalizar, selecione OK.
Construindo a sua tabela dinâmica
Precisa adicionar um campo na sua tabela dinâmica? Sina o nosso passo a passo.
Primeiramente, marque a caixa de seleção de nome de campo no painel Campos de Tabela Dinâmica.
Mas atenção, os campos selecionados são adicionados a suas áreas padrão: os campos não numéricos são adicionados a Linhas, as hierarquias de data e hora são adicionadas a Colunas e os campos numéricos são adicionados a Valores.
Para mover estes campos, arraste-o para a área de destino.
Como fazer a tabela dinâmica considerar uma linha que foi acrescentada à fonte de dados
Imagine, por exemplo, uma tabela onde é registrada a venda familiar. Você precisa adicionar a ela uma nova pessoa. Mas, apesar de colocar os valores na sua fonte de dados,
Nesses casos, antes de colocar o novo valor, você deve selecionar o intervalo que compõe a sua tabela e nomeá-lo (fique atento aqui porque você vai precisar desse nome para informar ao Excel quais dados analisar). Depois, você seleciona novamente a sua tabela e vai em Formatar como Tabela.
No campo Onde Estão os Dados da Tabela, preencha com =nome dado a tabela. Feito isso, você pode adicionar o novo nome à sua tabela de renda familiar que todos os fatores serão automaticamente incluídos na sua tabela dinâmica.
Para que a nova soma seja incluída na célula de resultados, basta clicar em Analisar .> Alterar Fonte de Dados. Em Alterar a Fonte de Dados da Tabela Dinâmica, no campo Tabela/Intervalo complete com =nome dado a tabela.
Depois que você fizer isso, todas as vezes que precisar incluir um novo valor, basta ir na aba Dados e clicar em Atualizar Tudo que o resultado final passará a incluir o novo montante adicionado.
Aposto que depois dessas dicas você percebeu que pode aprender muito mais sobre Excel e tabelas dinâmicas, né?
Eu sou o responsável pelos cursos de Excel e VBA da Vc Sensei. Meus cursos são divididos em Excel Básico/Intermediário, Excel Avançado e VBA para Excel.
Curso de Excel Básico/Intermediário:
Este é o curso ideal para quem participará de processos seletivos de grandes empresas ou só trabalha com os recursos mais básicos do Excel. Iniciamos com tópicos básicos e passamos por tópicos que permitirão ganhar tempo e produtividade através de automatizações em planilhas.
Para quem quer começar a ganhar tempo usando o Excel
Duração 18 horas Investimento
Curso de Excel Avançado:
No nível Avançado, é hora de criar fórmulas mais robustas, incluindo combinação de funções, uma dentro ou ao lado da outra. É neste nível que conhecemos a famosa tabela dinâmica, permitindo ver e analisar dados de diversas formas, em muito menos tempo! Sabe aquela tarefa braçal, repetitiva?
No Avançado, ensinamos o recurso de gravação de macro; ideal para quem deseja fazer algo uma vez e executar uma gravação quando precisar realizar a tarefa novamente! Neste curso, você também terá seu primeiro contato com o famoso VBA! Neste ponto, não nos limitaremos a dizer o que é VBA e para que ele serve; você criará um pequeno código, partindo do Zero!
Para quem quer conhecer os recursos Avançados do Excel
Duração 18 horas Investimento
VBA para Excel:
Para chegar ao nível mais alto de produtividade no Excel
Duração 18 horas Investimento
Para saber mais sobre cada um, ou entender qual é o melhor para você agora, entre em contato com a gente e deixe uma mensagem!